Por: Fernanda

Como consultar a pontuação da CNH

É muito importante que você confira a sua pontuação da CNH para que você esteja ciente dos seus pontos e não perca a sua CNH.

Para se ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é preciso que você passe por alguns processos, primeiramente você terá que escolher uma auto-escola para fazer o exame médico e psicotécnico, para então dar início ás aulas teóricas, assim você fará a prova teórica do DETRAN para poder fazer as aulas práticas.

As aulas práticas tiveram uma pequena mudança, agora os alunos precisa fazer 20 aulas para cada categoria e as 4 últimas precisarão ser realizadas no período noturno. Assim após cumprir todas as aulas você poderá fazer o exame prático.

Passando no exame prático, dentro de poucos dias você estará com a sua permissão em mãos, esta é válida por apenas um ano e possui 7 pontos. Após um ano você poderá pegar a CNH permanente, que tem vencimento dentro de 4 anos e possui 20 pontos.

Como funciona os pontos?

Você tem 20 pontos em carteira inicialmente, estes conforme a gravidade da sua infração serão retirados da sua carteira. Por exemplo:

Você fez uma ultrapassagem em local proibido em janeiro de 2010 e foi multado, esta multa é grave e lhe rendeu 6 pontos na carteira, portanto você agora está com 14 pontos em carteira. Apenas em janeiro de 2011 é que estes 6 pontos voltarão para a sua CNH.

Caso você leve alguma outra multa dentro deste período de janeiro de 2010 á janeiro de 2011, serão retirados os pontos da multa, dos pontos que ainda existem na sua carteira, que no caso serão 14, assim somente quando der um ano que você obteve esta segunda multa é que os seus pontos voltarão a sua carteira.

Então se você estava com 14 e recebeu mais uma multa leve, que equivale á três pontos, em junho de 2010, você estará com um total de 11 pontos, assim em janeiro de 2011 você recebe de volta os seus seis pontos ficando agora com 17 e somente em junho de 2011 é que você recebe os outros 3, ficando novamente com 20, caso você não tenha recebido mais nenhuma multa.

Com consultar os pontos

Você precisará entrar no site do DETRAN do seu estado, o site do DETRAN SP é correspondente ás pessoas com carteira em São Paulo, caso você seja de outro estado, basta que você mude a sigla “SP” pela sigla do seu estado.

Você terá que ir até Pontos CNH que fica no lado direito da tela e fazer o seu login, caso você não tenha o cadastro no site é só fazer, é bem rápido e você precisará apenas preencher alguns dados.

Fazendo o login você poderá consultar os seus pontos e tomar os devidos cuidados com a pontuação da sua CNH, pois caso você perca todos os pontos você terá a sua carteira suspensa e assim não poderá mais dirigir por um tempo, tendo que fazer novamente a escolinha teórica.

Caso você esteja com a carteira suspensa e você seja abordado pela polícia, você terá a CNH caçada e não poderá dirigir dentro de um ano.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!