Por: Fernanda

Como conseguir remédios de alto custo pelo SUS

Para muitas doenças os medicamentos controlados não são nada baratos e precisam ser tomados regularmente.

Muitas famílias não tem condições de comprar um remédio de alto custo, então é preciso recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Todo cidadão tem direito de receber remédios pelo posto de saúde, que é fornecido através do SUS, porém nem sempre isso faz parte da realidade de muitas pessoas, que tem uma enorme dificuldade em conseguir medicamentos gratuitos.

O SUS disponibiliza uma lista com 560 medicamentos que são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde. Estes remédios fazem parte de três classificações: básicos, estratégico e especializado.

Os básicos são destinados á hipertensão, diabetes, dentre outras doenças. Os estratégicos são para AIDS, hanseníase, tuberculose, dentre outras. E os especializados são os de alto custo que são de acordo com cada doença.

Para o último grupo, o especializado, são destinados 147 tipos de medicamentos indicados para doenças mais raras como o Alzheimer, problemas cardíacos e pulmonares crônicos, nem sempre são realmente os mais caros, mas condizem á isso por causa da complexidade do tratamento.

Então para que o paciente possa receber esses tipos de medicamentos, primeiramente é preciso que ele esteja cadastrado no sistema SUS. Depois disso será preciso que você separe alguns documentos e leve até a unidade de saúde onde você fará o pedido.

Lembrando que não são todos os locais que distribuem medicamentos de alto custo, por isso é interessante que você confira na secretaria da saúde de sua cidade, quais os locais que fazem a distribuição deste tipo de medicamento.

Os documentos necessários que citamos acima são: cartão do SUS, cópia e original documento de identidade, receita médica e cópia do comprovante de residência. Ao fazer o requerimento exija o protocolo para que você tenha em mãos uma prova do seu pedido.

Se o caso for grave o paciente poderá fazer um requerimento administrativo que será levado para a Secretaria da Saúde, onde o paciente escreverá uma carta informando ter determinada doença para qual o médico receitou o medicamento, o pedido médico deve estar em anexo.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!