Por: Fabio Brum

Como calcular o número de prótons, nêutrons e elétrons

Estudar química assusta, mais não é um bicho de sete cabeças, veja uma regrinha básica de cálculos.

eletronsSe você está ai estudando feito um louco para aquela deliciosa prova de química e não sabe como calcular o numero de prótons, nêutrons e elétrons não se desespere, saiba que é muito fácil de conseguir e eu vou te ensinar passo a passo como calcular esses numerozinhos.

Primeiro de tudo não adianta procurar na tabela periódica esses números, a tabela só nos informa o numero atômico, representado pela letra Z e o numero da massa do elemento que é representado pela letra A, se não sabe identificar esses números na tabela basta dar umatabela olhada na foto ao lado com o elemento Carbono.

Existem algumas formulas para descobrir todos esses valores usando apenas o numero atômico e o numero da massa, as formulas são as seguintes:

P = Z
A = P + N
P = Z = E
N = A – Z

Ou seja, é muito simples, porque se você tiver no exercício o numero atômico você já vai ficar sabendo o numero de prótons e consequentemente o numero de elétrons também, já que são iguais, então, vamos usar o elemento que eu usei na foto a cima e vamos fazer um pequeno teste, o elemento é 6C¹².

C – carbono
Numero Atômico = 6
Numero de massa = 12
Logo
P = Z = E = 6
E podemos usar também
A = P + N
12 = 6 + N
N = 12-6
N = 6

Ou seja, o carbono é composto por um numero atômico, um numero de prótons, de elétrons e nêutrons igual a 6 e seu numero de massa é igual a 12.

Muito simples não é mesmo? Espero que essa pequena aula te ajude muito na prova de química, essas formulas podem ser usadas em qualquer elemento da tabela periódica então sabendo a formula você poderá descobrir o numero de prótons, elétrons e nêutrons de qualquer elemento que o professor coloque na prova.
Estude bastante e Boa Sorte.



1 Comentário Quero Comentar!

  • Iscalle

    Faltou didática mais valeu a intenção!, pois um leigo não intenderia a sua explicação!, esta muito resumido!

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!