Por: Lucas

Como as lesmas e minhocas se reproduzem

As lesmas e minhocas têm praticamente o mesmo método de reprodução, por mais que sejam hermafroditas não conseguem se reproduzirem sozinhas.

A reprodução das lesmas e das minhocas têm características parecidas o que diferencia apenas é o método que realizado a cópula com seus parceiros.

As lesmas são pequenos e sensíveis animais que são classificados dentro do grupo de moluscos gastrópodes e se diferenciam dos outros animais por não terem concha proeminente, como as dos caracóis.

As minhocas se assemelham e muito à lesma e também tem o mesmo método de reprodução ao longo dos anos. Esses animais pertencem ao grupo do anelídeos e são encontradas em solos úmidos. Podemos encontrar minhocas de vários tamanhos, temos algumas de poucos centímetros e outras chegam até a dois metros de comprimento.

Reprodução das lesmas

reprodução das lesmas e minhocas

Para entender a reprodução desses animais é preciso saber como é formado o corpo desses moluscos. As lesmas possuem um manto com um par de tentáculos sensoriais e óticos que tem capacidade de dobrar e esticar.

Elas são hermafroditas incompletos, mesmo tendo dois sexos não conseguem fazer as reproduções sozinhas e assim necessitam de um parceiro para realizar a cópula e fecundação. Essa copulação ocorre quatro vezes ao ano e pode durar até 10 horas cada uma.

A gestação das lesmas leva em média 16 dias, sendo que elas procuram um lugar para depositar esses ovos, cada superfície pode haver de 100 a 300 ovos depositados.

Entenda a reprodução das lesmas

Reprodução das minhocas

reprodução das lesmas e minhocas

A reprodução das minhocas é feita pelos anéis conhecido como clitelo que se localiza na região interior. As minhocas assim como as lesmas também são hermafroditas e não conseguem fazer a reprodução sozinha, desta forma elas também necessitam de parceiros para a troca de espermas no ato da reprodução.

As minhocas geralmente procuram parceiros para fazer o acasalamento em ambientes favoráveis, acontece mais a noite quando o tempo está quente e úmido. Durante a cópula os animais também se unem pelo clitelo que faz a produção de muco, facilitando a fecundação cruzada. Cada minhoca chega a reproduzir de 100 a 140 descendentes por fecundação.

Ciclo de reprodução das minhocas



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!