Por: Evelin

Como as abelhas produzem o mel

Como as abelhas produzem o mel? Esses insetos começam o processo de produção do mel através do néctar das plantas. Veja abaixo mais informações.

Como as abelhas produzem o mel? Sem dúvidas esta é uma curiosidade que aflige há muitas pessoas, diante disso separamos em nosso artigo algumas informações sobre como acontece esse processo.

A abelha inicia a produção do mel quando colhe o néctar de uma planta, neste processo o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra polinizando-a.

Ao produzir o mel acontecem duas situações a primeira, e às enzimas transformam sucrose em glicose e frutose. A parte líquida deve ser evaporada deixando cerca de 18% de água na composição do mel.

Processo para produção do mel

Mel-colorido

Após retornarem à colmeia transferem o néctar para as ‘’ abelhas engenheiras’’, no caso são elas as responsáveis pela produção do mel. As gotas de néctar passam de uma abelha para outra e são levadas nos favos. Desta maneira a gota do néctar vai se modificando e as abelhas cobrem o mesmo com cera e após 48 horas surge o mel.

A criação de abelha, o que é uma atividade lucrativa para a produção do mel, é chamada de apicultura.

Produção de Mel de Abelhas sem Ferrão

Conheça um pouco mais sobre como as abelhas produzem o mel.

Características das abelhas

Abelhas produzindo mel

As abelhas são insetos com 2 cm quando adulto da cor listrada em preto e amarelo. As mesmas vivem em colmeias no topo de árvores, cavernas e telhados.

Em uma colmeia as abelhas possuem uma hierarquia, sendo que as operárias trabalham para trazer o polén e néctar, vigiam e limpam as larvas. Já os zangões devem fazer acasalamento com a rainha para reproduzir abelhas. Uma colmeia pode abrigar até 60 mil abelhas.

Por incrível que pareça às abelhas possuem cinco olhos, sendo dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Elas também contam com antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.

As abelhas são conhecidas por suas picadas doloridas nos animais e humanos. O ferrão pode causar alergia na pele e em casos mais graves pode resultar em morte.

Captura de enxame de abelha

Assista ao vídeo abaixo e saiba como é feita a captura de enxame de abelha.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!