Por: Fernanda

Como adubar uma planta e tipos de adubos

Toda planta precisa de adubo para que ela possa crescer forte e sem pragas. Entenda quais são os tipos de adubo e como usá-los!

Conheça os tipos de adubo

Adube corretamente o seu jardim

Muitas pessoas ainda têm o hábito de cultivar horta em casa. Isso é possível até para quem não tem um quintal grande podendo montar uma  horta na parede para não ocupar espaço e ainda obter produtos na porta de casa.

Tanto as hortas feitas em casa como as flores de dentro de casa, precisam ser adubadas e bem cuidadas, para que possam ter uma vida mais longa.

Existem sinais que a planta nos dá para dizer que está com falta de adubo, como folhas mal formadas, falta de flores, folhas amareladas ou avermelhadas, enfim, de alguma maneira a sua planta irá mostrar a falta de nutrientes.

Por isso pelo menos a cada 30 dias é indicado que você renove o solo desta planta, ou seja, adube, coloque nutrientes para esta planta, tomando sempre cuidado para não exagerar.

Nutrientes básicos

A planta necessita de nutrientes básicos, que nós humanos não podemos fornecer à ela, são eles o oxigênio, hidrogênio e carbono. Além destes as plantas necessitam também de fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio.

Muitos adubos comprados já contam com estes nutrientes, mas de uma maneira fácil você poderá fazer um solo rico também.

Adubo orgânico

O adubo orgânico é muito importante para as plantas, fácil de fazer e você ainda economiza a quantidade de lixo que será jogada fora.

Para fazer é necessário que você junte em um recipiente grande uma quantidade de terra com esterco animal, misture com cascas de verduras, frutas, legumes e tudo que seja orgânico e vá se deteriorar e se quiser jogue um pouco de Humos de minhoca.

Vá fazendo camadas, terra, orgânicos e humos de minhoca, até que todo o seu recipiente fique cheio, é importante que isso seja feito fora de casa, pois o local poderá ficar com mal cheiro no início.

Com tudo pronto, jogue nas suas plantas, é ótimo pois não danifica as planta e anda ajuda na fertilização do solo.

Adubo Mineral

É bastante usado pelas agricultores, pois este tipo de adubo visa melhorar a produtividade da terra. Pode ser encontrado em formas de pó, pastilha, granulados e até líquido, encontrado em casas de agricultura, porém danificam mais o solo.

Cuidados antes da adubação

Antes de adubar você deve deixar a terra em volta bem fofinha, ou seja, com um garfo “cutuque” a terra em volta da planta, coloque o adubo e depois regue.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!