Por: Fernanda

Comidas típicas da festa junina

A festa junina é uma tradição no Brasil, ela acontece todos os anos no mês de junho. A festa junina pode ter o nome de São João.

Na festa junina as pessoas se vestem de caipira, comem comidas típicas da época, montam um fogueira e muitas vezes soltam balões e dançam a quadrilha. Porém soltar balões não é legal, pode provocar queimadas e prejudicar o meio ambiente, por isso o balão perdeu o seu espaço na tradição da festa junina.

A fogueira se originou na Europa, a fim avisar o nascimento de São João Batista, assim sua mãe Isabel teria que ascender o fogo em cima de um monte para avisar pessoas distantes do nascimento do menino.

Com relação á comida cada região tem a sua tradição, mas os alimentos mais comuns são: paçoca, pipoca, curau, milho cozido, bolo de milho, Mané-pelado bolo feito de mandioca crua, maçã do amor, bolo de coco, cachorro quente, pinhão cozido, rapadura, quentão e vinho quente.

As músicas que poderão ser tocadas são no ritmo nordestino, onde também é mais tradicional esta festa. As roupas são de “caipiras” roupas remendadas, vestidos com meias, típico de pessoas que trabalham na roça.

O local onde ocorrem as festas é chamado de arraial, um grande espaço em ar livre cercado ou não, com barracas de alimentos e um local para acontecer a dança.

No estado de São Paulo a dança típica é chamada de Quadrilha Caipira, onde é uma dança de casais que seguem os passos do locutor que vai falando conforme a música o que os dançarinos têm que fazer.

Por isso prepare o milho para fazer a pamonha, milho cozido, curau, poderá fazer também canjica, bom-bocado, cajuzinho, doce de abóbora, doce de batata doce, Maria mole, quebra queixo, suspiro, dentre outras.



1 Comentário Quero Comentar!

  • karen

    eu gostei mais e muito grande

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!