Por: Fabio Brum

Com quantos dias posso pegar um filhote de hamster

Os hamster acabaram se tornando o animal de estimação mais comum. Veja no post quantos dias depois você pode levá-lo para sua casa.

Como cuidar dos hamsters.

Os hamsters também podem ser animais de estimação.

Criceto ou Hamster é uma característica comum de pequenos mamíferos roedores da subfamília do Cricetinae, que pode ser encontrado na África e Ásia. A sua principal característica é possuir grandes dentes incisivos que ficam em crescimento constante e precisam estar roendo sempre para evitar que cresçam demais.

O tempo médio de vida de um hamster é de dois anos sem o acasalamento, onde alguns podem passar este tempo vivendo três ou quatro anos, dependendo da espécie já que há diversas delas, maior parte deles habitam em regiões semi-desertas ou tocas.

As tocas são formadas por tuneis que são utilizadas para armazenar comida ou até mesmo dormir, pois são animais noturnos onde passam maior parte do tempo acordado durante a noite quando está mais frio, mesmo enxergando mal têm o olfato apurado e uma audição excelente.

Animal de estimaçãoAnimal de estimação.

As espécies de hamster que podem ser animais de estimação são poucas, mas ele acabou se tornando comum por ser popular em diversos países, além de carinhoso e dócil com os donos. Onde as principais espécies a serem domesticadas são o Anão Russo e o Sírio.

O Anão Russo tem um corpo peludo que traz alergia para as pessoas com problemas alérgicos. Já o Sírio têm um corpo mais alongado e a pelagem de cores variadas podendo ser preto, marrom, branco ou amarelo.

Reprodução

A reprodução do hamster.

Os machos podem ter relações com mais de uma fêmea por dia, onde ela pode ter até 70 filhotes por ano e a cada ninhada podem nascer de um a dezessete filhotes. Tudo depende da qualidade de vida, alimentação e genética, fatores os quais podem influenciar na quantidade e qualidade dos filhotes.

Os filhotes nascem com um tom avermelhado, pesando cerca de 2 gramas, sem pelo e com 2,5 centímetros, onde em apenas alguns dias os olhos já começam a abrir e os pelos aparecerem os quais devem ficar somente na companhia da mãe.

Durante a gravidez a fêmea deve receber uma alimentação adequada com maior número de vegetais em comparação a dieta normal com pão molhado no leite, ovos cozidos etc. onde os alimentos devem alternados no cardápio.

Gestação do hamster

O tempo de gestação do hamster fêmea varia de acordo com a espécie. Veja na tabela abaixo o tempo de gestação das espécies mais comuns.

- Hamster sírio tem uma gestação de aproximadamente 18 dias.
- Hamster anão russo tem uma gestação de 18 a 21 dias.
- Hamster roboroviski tem uma gestação de 20 a 30 dias.
- Hamster chinês tem uma gestação de aproximadamente 21 dias.

Desenvolvimento dos filhotesHamster comendo chocolate.

Como já foi dito acima os hamsters nascem sem pelo, com apenas 2 gramas dentre outras características onde em apenas 7 dias já passam a comer pequenas quantidades de comidas. Mas o que muitas pessoas ficam na dúvida é com quantos dias depois pode levar o animal para a casa, já que ele nasce tão limitado.

Portanto, com apenas quinze dias de nascido já é permitido limpar o animal onde já estão com pelos e quase abrindo os olhos, mas levar para a casa definitivamente apenas com 35 dias após o nascimento já que neste período estarão com os olhos bem abertos e toda a pelagem.

No caso de dúvida procure um profissional para lhe informar melhor.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!