Por: Fernanda

Causas do corrimento vaginal

O corrimento vaginal é uma secreção fisiológica da mulher que em algumas situações poderá ficar com seu aspecto alterado ou não.

Corrimento vaginal

O corrimento vaginal é algo que deve ser identificado e tratado.

Muitas mulheres têm o corrimento vaginal e por isso se preocupam achando que isso pode ser um aviso de alguma infecção.

Este não é um problema incomum e 85% das mulheres sofrem com isso diariamente. Por isso é importante que você saiba identificar quando ele é normal e quando é considerado um aviso de infecções por bactérias e vírus.

Por vergonha e medo, muitas mulheres antes de procurar o auxílio médico, costumam se automedicar.

O que é corrimento vaginal

A secreção vaginal é algo fisiológico e quando não possui nenhum microrganismo envolvido, possui coloração clara ou branca, sendo composta de líquidos cervicais, que pode variar em aspecto e quantidade, dependendo do ciclo menstrual.

Corrimento Vaginal

Quando o corrimento vaginal não tem mais uma coloração branca ou clara e acaba tendo um cheiro forte, podemos identificar este corrimento como anormal e patológico e isso acontece devido algumas bactérias e fungos que se proliferam na vagina.

Alguns causadores deste aumento incomum do corrimento vaginal, poderá ser:

  • Infecções sexualmente transmissíveis (Clamídia, Gonorréia, Tricomoníase e Herpes);
  • Infecções por bactérias (Vagnose, Candidíase e bacteriana)
  • Outras causas (Gravidez, Câncer, latrogenia e condições dermatológicas)

Cada uma destas afecções na vagina podem fazer com que o corrimento tenham alterações e por isso é importante que você saiba identificar o tipo de corrimento que você está apresentando.

Corrimento vaginal

Corrimento branco com coceira

O corrimento apresenta o aspecto leitoso e esbranquiçado, pode estar associado a prurido vulvar e apresentará na vagina uma sensação de queimação, sintomas típicos da candidíase.

Corrimento acinzentado ou amarelado com mau cheiro

O odor é fétido e bastante característico, pode ser comparado com “cheiro de peixe podre”, podendo indicar uma infecção da vagina por uma bactéria chamada clamídia ou gardnerella.

Corrimento amarelado e de aspecto espumoso

Não sempre é acompanhado por mal cheiro, apresenta-se geralmente após a menstruação e o corrimento vaginal é bastante característico, por ser amarelado e parecer estar acompanhado de uma espuma. Levanta a hipótese de infecção por um protozoário chamado Trichomonas Vaginalis.

Corrimento com coloração marrom ou com sangue

Com a coloração marrom ou com cor de sangue vivo, este corrimento vaginal pode indicar lesão do aparelho genital, que pode ser causado por vários motivos, inclusive câncer.

Tratamento para o corrimento vaginal

O tratamento para o corrimento vaginal vai depender do tipo de bactéria ou fungos que se instalou, pois o medicamento deverá ser apropriado. Algumas pessoas apostam em remédio caseiro, como banhos de acento, mas o ideal é que o mais rápido possível você procure um médico para fazer o tratamento adequado.

 

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!