Por: Miriam Andrade

Causa da chuva ácida resumo

Falar sobre chuva ácida não é algo muito fácil, mas você sairá daqui perito no assunto.

Infelizmente quem não gosta muito de química, agora vai precisar colocar um pouco os seus conhecimentos aqui. Tudo em nosso meio tem um pH, é uma forma de quantificar determinada substância em ácida ou básica. A chuva ácida é um nome dado á qualquer chuva que possua um valor com pH inferior a 4,5 unidades.

O que é?
Esta acidez da chuva é causada quando alguns gases da atmosfera terrestres se tornam solúveis (dissolvem) á água resultando assim em ácido, seja ele sulfúrico, clorídrico, nítrico, dentre outros. Alguns gases que se destacam nesta formação do ácido é o enxofre, resultante da queima de combustíveis fósseis, como a emissão das queimas dos vulcões, gases emitidos pelas indústrias e pelos veículos.

O que causa?
Por isso podemos juntar o aquecimento global e emissão de gases poluentes, como fatores que ajudam na formação de chuvas ácidas e do aquecimento global. Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, podem percorrer milhares de quilômetros na atmosfera antes de encontrarem a água e reagirem com ela, originando os ácidos, o que mais tarde se precipitam.

Essa precipitação ácida ocorre quando uma concentração de dióxido de enxofre (SO2) e óxido de azoto (NO, No2, NO2O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas no ar. Esta chuva ácida é muito forte e perigosa, sabendo que ela tem o poder de transformar um mármore em gesso.

A chuva ácida já é um problema em muitos países, como China, Rússia e Europa Ocidental, onde nestes países a poluição é especialmente da queima de carvão com enxofre na sua composição, que é utilizado para gerar calor e eletricidade.

Como se transforma em chuva ácida?
Essa se transforma quando ocorre à concentração de dióxido de enxofre e o oxido de azoto que são suficientemente potentes para reagir com as gotas de água que são suspensas no ar, formando então a chuva acida da chuva comum.

Quais as conseqüências?
Contaminação dos rios por causa da liberação de metais tóxicos que estavam no solo, corrosão de materiais de construção, acidificação de lagos matando toda e qualquer vida existente neles, morte de algumas árvores e destruição de plantas e lavouras.

Solução:
Sabendo que não há maneiras de inibir a ação da natureza vamos ao menos fazer a nossa parte diminuindo a emissão dos gases dos carros e das indústrias, afinal a chuva acida retorna novamente com a preocupação sobre o aquecimento global, já que por sua vez ela ajuda a destruir nossa camada de ozônio.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

  • rastreadores para carros (11) Destaque

    Características Do Novo Up Da Volkswagen

  • labirintite-ilustracao

    O que é Labirintite?

  • qualidade alimentar

    Alimentos que aliviam dores no corpo

  • neocardiograph

    6 aplicativos para você cuidar melhor da saúde

  • mulher-pensando

    Nova Terapia Para Equilibrar As Emoções

Cadastre-se!

Compartilhe!