Por: Miriam Andrade

Campanha De Vacinação Contra Gripe 2014

A campanha de vacinação contra a gripe geralmente se inicia entre os meses de Março, Abril e Maio. Fique atento às datas previstas para 2014.

Anualmente o Ministério da Saúde investe todos os seus recursos em uma campanha de vacinação contra a gripe. Após a chegada da influenza A também conhecida como gripe H1N1 essa campanha de vacinação se tornou ainda mais severa e tem o objetivo de imunizar as pessoas de diversas classes sociais.

Campanha de vacinação contra a gripe

Geralmente as campanhas acontecem entre os meses de Março, Abril e Maio que é quando o vírus começa a se proliferar e quando a campanha anterior vence e as pessoas ficam novamente expostas aos vírus. Vale lembrar que essa campanha conta com faixa etária especifica de beneficiados.

gripe

Anualmente são imunizadas centenas de pessoas, entre elas estão: Idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos de idade; assim como também profissionais de saúde, índios, população carcerária e pessoas com doenças crônicas.

Àqueles que entram como exceção à essa classe pré-estabelecida poderão fazer uso da vacina desde que tenha baixa imunidade comprovada e que sobre medicamento.

16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ocorrerá no ano de 2014 e a estimativa é a de que mais de 6 milhões de pessoas sejam imunizadas.

Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses quando então se inicia uma nova campanha.

Muitas pessoas se questionam a respeito da segurança dessa vacina, muitos acreditam que a mesma possa causar o próprio vírus desencadeando uma doença posterior a vacinação.

Campanha-de-vacinação

Que fique bem claro que isso não acontece. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe. O que pode acontecer é que na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem ser infectadas por eles.

Proteção Contra O Vírus Da Gripe

A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país, mas não contra os vírus mais fortes que podem causar outra doenças e até mesmo o próprio resfriado, por isso quando a vacina vence é preciso tomar uma nova dose, geralmente isso acontece após 9 à 12 meses.

Campanha de Vacinação contra a Gripe

Quem deve tomar a vacina?



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!