Por: Miriam Andrade

Bolinhas Brancas No Fundo Da Garganta O Que Pode Ser?

Essas bolinhas bancas que aparecem no fundo da garganta chamam-se cáseos e tratam-se de uma junção de células, mucosa e proteínas salivares.

Grande parte das pessoas possuem esse mesmo problema, porém não procuram saber qual sua causa e nem qual o tratamento indicado. Os cáseos amigdalianos apresentam-se como pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas de odor extremamente desagradável.

Bolinhas Brancas No Fundo Da Garganta

Essas bolinhas se formam-se em buracos das tonsilas denominados criptas. São frequentemente associados a uma sensação de desconforto, irritação de garganta e são expelidos durante a fala, tosse ou espirros. Podem ocorrer em qualquer idade e até em indivíduos que nunca apresentaram queixas.

Saúde Bucal

Essas bolinhas conhecidas como cáseos se formam devido a junção das células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas salivares e restos alimentares que servirão de substrato alimentar para as bactérias anaeróbicas proteolíticas.

A AMÍGDALA é um tecido irregular e contem pequenos espaços, que são chamados de CRIPTAS. Esses espaços podem ser preenchidos com uma massinha branca chamada de caseum, ou Cáseo, vale lembrar que nem sempre o aparecimento do Cáseo está relacionado a má higiene.

Principais Causas Do Problema

Não existe uma causa absoluta. Ao que tudo indica o problema não está relacionado ‘apenas’ com a má higienização bucal, mas também com uma alimentação desregrada, o conumo muito baixo de água, e especialmente, gripes mal curadas.

amigdalite-2

Tem pessoas que sofrem com esse problema com maior frequência, outros com menor, mas independente disso ambos pedem um tratamento eficaz, e se decepcionam quando ficam sabendo que existem métodos de prevenção, e um único de tratamento completo.

Prevenção e Tratamento

Para prevenir é ideal manter uma alimentação saudável, escovar bem os dentes, usar fio dental diariamente, duas vezes por dia, se necessário. Ingerir cerca de 2 litros de água por dia, pelo menos e também retirar sempre que surgirem os pontinhos brancos.

Como-combater-o-mau-hálito

Tome muito cuidado para não confundi-los com secreções de gripe, uma coisa não tem nada a ver com outra, muito embora se pareçam. Como citado acima, só há uma forma de tratar de vez o problema e trata-se da cirurgia para a retirada das amídalas.

Muitas das pessoas que sofrem com esse problema e que tem as amídalas constantemente inflamadas se submetem a cirurgia para eliminar de vez o problema.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!