Por: Miriam Andrade

Biomas brasileiros resumo

É importante conhecer quais são os biomas brasileiros e saber distinguir cada um deles, nesse sentido o resumo a seguir pode lhe ajudar.

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, também são conhecidos como comunidades biológicas. O termo bioma originou-se de “BIO” que quer dizer vida, assim, os biomas são conjuntos de ecossistemas que formam uma comunidade estável e desenvolvida que esteja de acordo com suas condições naturais, que geralmente envolve o tipo de vegetação da região.

Biomas

O Brasil conta com uma grande extensão territorial o que gera grande diversidade em suas paisagens e sistemas ecológicos. De acordo com os dados fornecidos pelo IBGE – Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística, o Brasil é dividido em oito biomas diferentes, vamos analisar as principais características de cada um deles na matéria a seguir.

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica contempla aproximadamente 42% de todo o território nacional, ela é considerada a maior Floresta Tropical do mundo e se localiza entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de alguns outros países sul-americanos. Trata-se do bioma com maior biodiversidade, contando com variadas espécies de animais, como jabuti, anta, sucuri, macaco, jacaré e a paca.

Região da Floresta Amazônica

Caatinga

A Caatinga é um bioma brasileiro, seu patrimônio ocupa cerca de 800.000 km² do território nacional. Ela engloba parte da região do estado do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do norte de Minas Gerais. Infelizmente cerca de 70% da caatinga já foi modificada pelo homem contando apenas com 0,28% de território natural.

Região da Caatinga

Pantanal

O Pantanal é considerado uma das maiores planícies do planeta, ele conta com mais de 3.500 espécies de plantas e cerca de 650 tipos de aves, além das 262 espécies de peixes e as mais de 1.100 espécies de borboletas. A localização do pantanal ocupa o sudeste do Mato Grosso e o oeste do Mato Grosso do Sul.

Documentário sobre o Pantanal

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um dos biomas de mais destaque no que diz respeito a fauna e a flora, sua vegetação é diversificada e conta com grandes árvores típicas como o Ipê e o Pau-Brasil. É interessante que a Mata Atlântica já foi considerada a segunda maior floresta tropical da região, ela cobria grande parte dos trechos das serras do país sendo contínua com a Floresta Amazônica, no entanto, devido aos ataques do homem esse bioma natural sofreu grandes alterações. Hoje ela se localiza apenas entre o Piauí e o Rio Grande do Sul.

O Bioma da Mata Atlântica

Mata de Cocais

A Mata dos Cocais fica entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste abrangendo parte do Maranhão, do Tocantins e do Piauí, sua vegetação é formada pelas palmeiras, uma árvore típica dessa localidade.

Floresta dos cocais

Mata de Araucária

Nessa região o clima é subtropical estando presente entre os estados de São Paulo, no Sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pinheiro do Paraná é a árvore predominante do local. Essa era uma região protegida e muito extensa, hoje, devido a influência do ser humano, essa área é bem restrita.

Araucária

Zonas litorâneas

A costa litorânea conta com mais de 7 mil quilômetros de extensão em linha contínua, nessa região a paisagem é diversificada composta, muitas vezes, por grandes dunas, ilhas, baías e brejos.

Zonas litorâneas – Biomas

Campos

É formado em grande parte por arbustos esparsos, na região norte ele se destaca pela presença de savanas e na região sul apresenta misturas subtropicais. Essa região, por incrível que pareça, apresenta pouca variedade de espécies da fauna e flora, pois a pecuária extensiva nessa localidade acaba devastando o solo. Devido ao cultivo de soja e milho a fertilidade do solo é pequena e os desmatamentos causam erosão em grande parte da região.

Campos – Biomas

Objetos educacionais – Jogos sobre biomas brasileiros



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!