Por: Fernanda

Atraso na menstruação sem gravidez o que pode ser?

O ciclo menstrual faz parte da vida de toda mulher e deve acontecer todos os meses, saiba o que pode ser o atraso na menstruação.

É através da menstruação que as mulheres conseguem calcular o seu período fértil, por isso é muito importante que a menstruação ocorra em dia de acordo com o seu ciclo menstrual.

Ciclo menstrual considerado normal

Há diversos fatores que podem causar o atraso da menstruação, por isso é importante que você procure um médico caso note atrasos irregulares em seu período fértil, ao contrário do que muitas mulheres imaginam os atrasos nem sempre se tratam de uma possível gravidez.

atraso menstrual

Para que você possa procurar um tratamento adequado é necessário realizar o diagnostico de forma precisa e para isso a melhor opção é buscar a ajuda de um profissional qualificado.

Repetição do ciclo

O sangramento mensal (menstruação) representa o fechamento de um ciclo; a partir dele começa um novo ciclo onde começamos a contar o período fértil. A menstruação ocorre todos os meses de forma regulada ou não, isso representa que nenhum óvulo foi fecundado e por isso eles podem ser descartados após amadurecerem.

Ciclo menstrual

O normal é que este ciclo se repita entre 21 e 25 dias, onde a menstruação pode durar de 2 a 7 dias no máximo, porém por causa de alguns distúrbios menstruais é possível que a menstruação não desça, ou permaneça um período superior a 7 dias.

Em relação á quantidade de sangue eliminado, não há como medir, cada mulher tem uma quantidade, mas se houver presença de coágulos a quantidade com certeza é maior, e se isso for muito freqüente é interessante verificar.

Tire suas dúvidas sobre menstruação

Causas dos distúrbios menstruais

As causas podem ser as mais variadas, podendo se tratar de um distúrbio hormonal, distúrbio psicológico ou início e final dos anos reprodutivos da vida de uma mulher que ocorre a partir dos 45 anos e é conhecido como menopausa.

Por isso é de grande importância ir ao médico para que junto com a sua idade e acontecimentos da sua vida, ele possa fazer um diagnostico mais concreto sobre as possíveis causas do atraso em sua menstruação.

menstruacao-ciclo-menstrual

Problemas que podem causar irregularidades

Amenorréia

Não chega a ser uma doença, mas sim um sintoma de alguma condição irregular do organismo. Ocorre quando a mulher não menstruou após os 16 anos, ou pela ausência de menstruação por no mínimo três ciclos consecutivos e não há gravidez.

Dismenorréia

É uma terrível cólica menstrual, esta é causada por contrações uterinas que pode acontecer antes ou depois da menstruação. A dismenorréia afeta cerca de 50% das mulheres em período fértil e esse incomodo persiste por meses.

Essa doença pode ser classificada em primária e secundária, tudo vai depender da alteração ou não do aparelho reprodutor. A primária ocorre ainda na adolescência e pode reduzir após os 20 anos ou após a gravidez. A secundária está relacionada á alterações do sistema reprodutor, como mioma uterino, endometriose, infecções e anormalidades na anatomia.

Oligomenorréia

São ciclos menstruais irregulares ou com freqüência anormal, não é uma doença, mas é como os dois acima, um sintoma de outro problema.

Endometriose

O endométrio é uma camada interna do útero, é um tecido que se renova mensalmente, assim como acontece na menstruação, há um sangramento no local onde o endométrio está instalado, assim como o organismo não consegue eliminar o sangue armazenado surge então a endometriose.

Que é a presença de “pedaços” do endométrio fora do útero, este pode se localizar em qualquer parte do abdômen e até na superfície do ovário e ali se desenvolver. A Endometriose apresenta tratamentos alternativos. Os seus sintomas aparecem muito no período menstrual, além das cólicas fortes, a mulher com endometriose pode sentir dificuldade em evacuar e ainda sentir dores na relação sexual e ainda a infertilidade.

Investigando atraso menstrual



2 Comentários Quero Comentar!

  • ...

    Procure um médico e peça para ele encaminhar voce para uns exames especificos como ultrasson pelvica e outros que forem necessarios.

  • fernanda lohan

    fiz o teste de gravidez de fármacia com um més de atraso da menstruação ,deu negativo e não estou mestruando o que pode ser?

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!