Por: Fabio Brum

Até que idade pode usar a chupeta?

As crianças adoram as chupetas e os pais adoram quando elas se acalmam com a chupeta, mas veja até quando e como ela deve ser usada.

chupeta

A chupeta deve ser banida após o 2 ano do bebê

Toda criança adora usar chupeta, é muito difícil encontrar uma criança que não goste desse objeto que faz a criança mais bagunceira ficar em silêncio por alguns instantes.

A dúvida da maioria dos pais é fato de não saber até que idade é certo usar a chupeta e se ela vai prejudicar a formação dos dentinhos da criança.

Aproximadamente aos dois anos de idade esse material deve ser evitado, isso porque nessa idade a criança já possui a sua dentição praticamente completa, ou seja, ela já tem condições de se alimentar como os adultos, não dá pra deixar nenhum objeto na boca da criança nessa fase porque isso irá alterar a estrutura oral da criança.

Evite o uso da chupeta após certa idade

Após os dois anos de idade chupeta não terá nenhuma função para a criança além de atrapalhar a formação correta dos dentes e impedir a movimentação correta da língua enquanto a pessoa fala, quanto mais tempo à criança utilizar a chupeta, ou ficar chupando dedo ou com a mamadeira mais fortes serão essas mudanças na boca da criança.

Se o bebe só adormece com esse material na boca o certo é você tirar dele quando ele adormecer, pois não terá função alguma, quando a criança começar a ficar mais tempo acordada brincando é ideal que não de a chupeta e deixe-a apenas para quando a criança sentir sono ou estiver cansada.

Em geral a criança vai perdendo o hábito de sucção dos três a quatro anos.

O que não fazer com a chupeta

É importante que o adulto não coloque a chupeta na boca da criança, isso porque a chupeta vai perdendo uma função e vai apenas virando um hábito.
Não ofereça a chupeta como forma de deixar o bebe mais calmo.
Evite passar produtos na chupeta, por exemplo, mergulhar a chupeta no refrigerante.
Evite pendurar coisas nesse material como as fraldas, isso porque a chupeta acaba ficando mais pesada que o normal e isso vai prejudicar e deformar a arcada dentaria.

Veja mais sobre os cuidados com os bebês em:

Quando é a hora de tirar as fraldas do filho?

Cuidados com a higiene do bebê

Como evitar as crises de choro do bebê



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!