Por: Fernanda

Alistamento militar documentos prazo e dúvidas

Todo cidadão do sexo masculino é obrigado a se alistar no exército brasileiro, saiba como, quando e onde fazer este alistamento.

Alistamento militar é obrigatório

Selecionados para servir o Exército Brasileiro

Se você vai completar 18 anos neste ano de 2012, será sua vez de se alistar para o exército brasileiro. Como fazer o alistamento militar é a dúvida de muitos jovens e por isso estamos aqui hoje.

Prazo para alistamento

O período de alistamento é no primeiro semestre do ano, ou seja, vai de janeiro à 30 de junho, porém quem fizer até o dia 31 de maio, ainda tem chances de concorrer à seleção neste ano, para quem sabe ser incorporado no quartel no ano seguinte.

Então, se você fizer o alistamento entre 1 e 30 de junho você será convocado apenas para a seleção do ano seguinte, entrando no quartel apenas um ano depois do seu alistamento, ou seja, se você fizer neste período, será convocado apenas em 2013, para entrar no quartel em 2014.

Perdi o prazo, o que fazer?

Procure a Junta Militar da sua cidade ou região e se aliste o quanto antes, será cobrada uma multa e quanto mais tempo você demorar, maior será esta multa.

Saiba que é importante o alistamento militar, pois muitos concursos públicos e empresas pedem o comprovante de alistamento militar.

Onde fazer o alistamento?

O alistamento deve ser feito na Junta Militar da sua cidade, caso não tenha, poderá ser feita então na sua região ou embaixada brasileira (no casos de brasileiros que moram no exterior).

Documentos necessários para o alistamento

• Certidão de nascimento ou certidão de casamento ou RG
• CPF
• Comprovante de residência
• Duas fotos 3×4
• Certidão de naturalização ou termo de opção (para naturalizados)
• Registro de emancipação (para índios)

O que acontece caso eu não me aliste?

Você terá um débito com o Serviço Militar, assim você será considerado um alistado fora do prazo, isso terá consequências, como não poder prestar concursos públicos, tirar passaporte, ser matriculado em universidades, dentre outros problemas.

Após o alistamento, o que acontece?

Serão feitas três seletivas, onde serão escolhidos os que passarão durante um ano dentro do quartel aprendendo maneiras de defender o país, dentre outros ensinamentos. Estas seletivas são como entrevistas e a última conta com exame médico.

Caso você não se apresente para a seleção no Serviço Militar, você será considerado Refratário, assim quando se apresentar pagará uma multa em dinheiro que aumenta com o tempo de demora.

Todas as convocações serão obrigatórias, e tudo o que você não cumprir terá uma consequência como o pagamento de multas e até o julgamento de crime militar.

Então se você completa 18 anos neste ano de 2012, aliste-se pois ainda há tempo. Em casos de dúvidas procure uma Junta Militar da sua cidade ou acesse o site do Exército Brasileiro.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!