Por: Lucimara

Alimentos ricos em ferro tabela

Procurando informações para manter uma alimentação saudável e balanceada? Confira aqui quais são os alimentos ricos em ferro.

O consumo de alimentos ricos em ferro é essencial para a manutenção da saúde de qualquer ser humano, sua deficiência pode ocasionar problemas como fraqueza, sonolência, dor de cabeça, apatia e falta de concentração.

A deficiência de ferro em atletas compromete bastante seus rendimentos, pois seus órgãos e músculos deixam de receber a oxigenação adequada. Assim como também acontece com qualquer outra pessoa que não consuma sua dose diária recomendada.

Além de consumir ferro, também é necessário ficar de olho nas armadilhas que acabam prejudicando sua absorção no organismo. Vários alimentos são ricos em ferro, basta incluí-los na alimentação diária.

Alimentos mais ricos em ferro

Bife com tomate

Assim como já mencionamos, vários alimentos são ricos em ferro, mas alguns deles proporcionam uma dosagem em quantidade maior. Veja quais alimentos tem maior percentual de ferro:

• Melado de cana de açúcar, açúcar mascavo, rapadura
• Chocolate meio amargo
• Grãos integrais, castanhas, feijão vermelho, frutas secas
• Ervilha, lentilha, agrião, beterraba crua
• Costela de porco
• Coração, rim, gema do ovo de galinha

Frutas ricas em ferro

Frutas

• Abacaxi, coco, goiaba, morango, laranja
• Ameixa seca, damasco seco, nozes
• Jabuticaba, manga, uva
• Tangerina, limão, maracujá, acerola, kiwi

Além de um grande teor de ferro, algumas dessas frutas ainda possuem uma considerável quantidade que vitamina C, que potencializa a absorção de ferro no intestino.

Alimentos pobres em ferro

Os alimentos mais pobres em ferros são os alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, biscoitos e bolos, assim como os doces. Esses alimentos não devem deixar de serem consumidos, pois geram grande quantidade de energia para o organismo. No entanto, devem ser consumidos com cautela por aquelas pessoas que sofrem de falta de ferro no organismo.

Cozinhar em panela de ferro, cerâmica ou de vidro e misturar frutas e legumes nos sucos também é uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Dois exemplos de receitas ricas em ferro são o bife de fígado e o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha.

Tabela dos alimentos ricos em ferro

abela dos alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro e como evitar a anemia



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!