Por: Lucas

A origem da páscoa, data e tradições

A origem da páscoa está totalmente ligada ao povo escravo do Egito que foi libertado daquela vida de humilhação indo rumo a terra prometida.

Muitos não entendem a origem da páscoa, grande festa do calendário cristão. A páscoa está totalmente vinculada a passagem de Jesus Cristo filho de Deus da morte para a vida. Há alguns estudiosos que tentam dar outras explicações a respeito dessa festa tão importante.

Segundo historiadores essa festa está ligada totalmente a formação das crenças cristãs da época. Cientistas apontam a entrada do cristianismo numa sociedade marcada pelo politeísmo e de outras manifestações religiosas. A ciência diz que o processo da Ressurreição de Cristo está ligado às histórias de deuses como Adônis e Osíris.

a origem da páscoa

A origem da Páscoa

A páscoa vem do hebraico “passagem” que marca justamente a ida do povo escravo do Egito a terra prometida. Aquele povo que trabalhava duramente que tinha condições precárias de vida, é libertado pelo profeta Moisés (enviado por Deus).

Há várias traduções em relação à páscoa e todas vão encontro do termo “renascimento”. Assim a história dessa festa é composta, marcando sempre a passagem da escuridão para a luz.

Páscoa Cristã

a origem da páscoa cristã

A páscoa Cristã é marcada pela Ressurreição do Filho de Deus. Jesus vindo ao mundo passou pela dor de ser crucificado pelos nossos pecados e ao terceiro dia reviveu. A ressurreição de Cristo nos dá uma oportunidade nova de “renascer” para uma vida nova.

Como símbolo de amor de Jesus ao mundo, ele quis celebrar a páscoa com os seus amigos antes de passar pela morte. Na última ceia ele mesmo se fez cordeiro, oferecendo seu corpo e sangue para a expiação dos pecados do mundo inteiro. A festa da páscoa é a mais importante no calendário cristão. 

Páscoa 2013 – data

Para saber quando a páscoa cai em cada ano, basta fazer o cálculo da data da páscoa que é dada pelo primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois da entrada da primavera.  A páscoa 2013 será no dia 31 de março, marcando o fim do mês.

Tradições de Páscoa

a origem da páscoa

As tradições de páscoa são oriundas dos pagãos que desde muito tempo tinham costumes de enfeitar ovos cozidos para celebrar essa festa. Hoje os ovos cozidos foram substituídos pelos famosos ovos de chocolate que também são enfeitados e entregues a amigos e parentes.

Outra tradição muito importante são os coelhos que representam a fecundidade, uma vez que esses amados bichinhos se reproduzem em grande massa. Os coelhos hoje são representados nas embalagens dos ovos e também nas propagandas de páscoa.

A tradição das roupas também é muito importante, segundo o contexto histórico todas as pessoas que eram batizadas durante o período da quaresma deveriam usar roupas brancas até a páscoa, simbolizando assim a espera pela ressurreição de Cristo.

Como você notou a festa é composta de várias tradições que fazem da páscoa ser uma das mais importantes em nosso calendário.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!