Por: Fernanda

A evolução da gravidez semana a semana

Quando a mulher engravida é uma felicidade enorme e uma grande expectativa para ver como será a sua barriga a cada dia vai crescendo e sofrendo alterações.

Após sentir os primeiros sintomas da gestação e for confirmado a mesma, esta pelas grávidas e seus médicos será contada por semanas e não por meses como sempre falamos, isso porque a cada semana que passa o bebe sofre alterações que muitas são significativas para examinar a evolução e crescimentos do pequeno na barriga da mamãe.

A mulher sabe que eles crescer porque elas percebem as mudanças na barriga, mas muito mais gostoso seria se você soubesse como é a evolução do seu filho semana a semana, principalmente para que você possa cessar a curiosidade de saber qual o sexo do bebê, que na maioria dos casos só dá para saber no quinto mês de gestação que representa a 20ª semana de gestação.

Então vamos aprender o que acontecerá dentro do seu corpo, semana á semana:

• 1ª semana: É considerada primeira semana o primeiro dia da última menstruação, ou seja, o primeiro dia da sua última menstruação.
• 2ª semana: É quando ocorre a fecundação, ou seja, quando o espermatozóide encontra o óvulo, formando o embrião.
• 3ª semana: É o momento onde aquele embrião se implantará no útero da mulher, neste momento poderá ocorrer um pequeno sangramento, mas não prejudicará a gravidez.
• 4ª semana: É quando realmente se inicia a formação propriamente dita do embrião.
• 5ª semana: Nesta semana já é possível perceber o atraso na menstruação, e no embrião já será começará a formação do sistema circulatório, coração e o começo de um sistema nervoso central.
• 6ª semana: nesta semana os membros superiores e inferiores estão começando a se formar e já é possível encontrá-lo com aproximadamente 4 mm. O coração começa a bater, é neste momento em que a mamãe poderá sentir enjôos, não vai comer direito, pode vomitar e onde algumas mulheres já começam a ganhar peso.
• 7ª semana: nesta o crescimento do embrião é bem rápido, onde ele passará de 4 para 13mm, pesando 0,8g. Pulmões, rim e órgão sexual interno estão quase formados, já as orelhas, olhos e boca já são bem visíveis. Nesta semana o coração já faz o sangue circular todo o corpo e a placenta já está pronta.
• 8ª semana: embrião está com 20 mm podendo pesar quase 3g, os dentes e músculos começam a se formar e o esqueleto se ossificar. Os dedinhos já são visíveis e os braços e pernas se alongam, a maioria dos órgãos já estão formados, mas ainda não funcionam porque precisam ficar maiores. Se o bebê for menino o órgão já começa a aparecer.
• 9ª semana: A cabeça do embrião é bem maior do que o corpo, os membros superiores também são maiores que os inferiores, agora ele tem cerca de 28 mm e poderá pesar cerca de 4g, porém ainda não é possível ver o sexo do bebê, porque o clitóris da menina já está se formando.
• 10ª semana: O embrião já poderá ser chamado de feto, o coração está pronto, os olhos já estão deslocados para frente, seu cumprimento pode variar de 30 a 42 mm e o seu peso é de 5g. O corpo da mãe já está bem redondo, o mal estar e os enjôos já diminuem, porém a mulher está mais sensível.
• 11ª semana: O cérebro do feto está crescendo, ele pode medir até 60mm e pesar 8g, o estômago e a bexiga são notáveis, nascem pêlos e unhas e o intestino já realiza movimentos peristálticos.
• 12ª semana: A placenta já nutri o bebê, que mede 61 mm e tem peso 13g. O bebê já tem face o que lembra o humano, o corpo já produz hormônios e o bebê já se movimenta bastante, por isso na sua consulta já será possível ouvir os batimentos cardíaco, por isso a barriga da mamãe já começa a aparecer, a vontade de ir ao banheiro aumenta.
• 13ª semana: O tamanho da cabeça e do corpo já está quase proporcional, o bebê pode chegar á 78 mm e pesar 20g, os órgãos estão em fase de maturação, a mulher ganha uns quilinhos a mais e a irritabilidade diminui.
• 14ª semana: O comprimento do feto já pode ser de 80 á 93 mm e com o peso de aproximadamente 25g. Os olhos e orelhas já estão na posição correta, ele já tem sobrancelhas e o nariz começa ficar visível. Se for menino a próstata começa a aparecer e nas meninas os ovários também aparecem. Os seis começam a se preparar para produzir o leite.
• 15ª semana: já é possível identificar o sexo do bebê e a mãe já consegue localizar o bebê dentro da barriga.
• 16ª semana: As pernas e os braços já estão mais longos e já está quase que completamente formado agora ele irá crescer.
• 17ª semana: A mãe já consegue sentir o bebê mexer, ele já tem expressões faciais e a barriga da mãe já está mais arredondada.
• 18ª semana: Os movimentos do bebe já são sentidos com mais intensidade.
• 19ª semana: Todos os sistemas do bebê já funcionam integralmente, os dentes começam a se desenvolver e a barriga começa a alterar postura da mãe.
• 20ª semana: Marca o meio da gravidez, o sistema nervoso já é mais complexo e os cinco sentidos estão desenvolvidos.

Da 20ª semana para frente o bebê só aumentam o seu desenvolvimento, a sua aparência vai ficando cada vez mais parecida com a de um bebê e o seu peso vai aumentando com mais facilidade. O bebê começa a ouvir a voz da mãe e a perceber se está de dia ou de noite.

A gravidez vai até a 40ª semana, onde o bebê já está pronto para nascer e conhecer o novo mundo que o espera e junto á isso trazer muitas alegrias para a sua família.

Confira o vídeo abaixo que é bem explicativo e com certeza irá ajudar muito no seu intendimento.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!